Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VISÃO GERAL

A taurina é considerada um aminoácido não essencial, o que significa que o corpo humano é capaz de sintetizá-la a partir de outros aminoácidos.

Estudos vêm sendo feitos para entender melhor a relação e benefícios da taurina para o cérebro, sistema cardiovascular e no desempenho em exercícios.

Como consumir e ótimas indicações de suplementos com taurina.

TAURINA

A taurina é um aminoácido. Ela é sintetizada pelo corpo humano a partir dos aminoácidos metionina e cisteína, com participação da vitamina B6. Ela pode ser encontrada em algumas fontes alimentares, especialmente em produtos de origem animal, como carne, peixe e laticínios. 

Ela participa do funcionamento de diversos órgãos e sistemas do corpo, desde o sistema cardiovascular até os músculos. 

O principal órgão produtor de taurina é o fígado, de onde é exportada para outros órgãos com baixas capacidades de sintetizar taurina. 

Ela foi isolada pela primeira vez em 1827 a partir da bile do touro ( daí surgiu o seu nome “taurina” derivado de “taurus” que significa touro em latim).

Funções da taurina no organismo:

Sistema Nervoso Central: A taurina atua no cérebro de várias maneiras devido ao seu papel como um neurotransmissor inibitório, auxiliando na regulação do humor, do sono e da ansiedade. Ela pode ter efeitos calmantes, contribuindo para reduzir o estresse.

Sistema Cardiovascular: A taurina pode ajudar a melhorar a função cardiovascular, auxiliando na regulação da pressão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Função Biliar: A taurina desempenha um papel importante na emulsificação das gorduras, ajudando na digestão e absorção de nutrientes no intestino.

Antioxidante: A taurina possui propriedades antioxidantes, o que significa que pode ajudar a neutralizar os radicais livres e proteger as células dos danos oxidativos.

Músculos e Performance Física: Alguns estudos sugerem que a taurina pode estar envolvida na regulação do cálcio nas células musculares, o que pode afetar a função muscular e melhorar a performance física. (1)

ESTUDOS

DESEMPENHO FÍSICO

Para avaliar os efeitos protetores da suplementação de taurina no estresse oxidativo induzido pelo exercício e no desempenho do exercício, onze homens com idades entre 18 e 20 anos foram selecionados para participar de dois exercícios idênticos em bicicleta ergométrica até a exaustão. (2)

A suplementação de taurina por sete dias reduziu o TBARS sérico antes do exercício e resultou em uma migração de DNA significativamente reduzida 24 horas após o exercício 

Após a suplementação, a mudança na concentração de taurina mostrou correlações positivas com as mudanças no tempo de exercício até a exaustão e carga máxima de trabalho.

Os resultados sugerem que a taurina pode atenuar os danos ao DNA induzidos pelo exercício e aumentar a capacidade de exercício devido às suas propriedades protetoras celulares.

Um estudo, randomizado e duplo-cego foi desenvolvido com 24 mulheres obesas. Elas foram divididas em 3 grupos: 

1-Grupo de suplementação de taurina

2- Grupo de exercícios

3- Grupo de suplementação de taurina + exercícios

A intervenção foi composta por suplementação de 3g de taurina ou placebo e treinamento físico por oito semanas. A suplementação de taurina associada ao exercício melhorou o metabolismo lipídico por meio da modulação de genes relacionados à atividade mitocondrial e à oxidação de ácidos graxos

Outro estudo, realizado em 2018, investigou o efeito anti-inflamatório do exercício e da suplementação de taurina em marcadores periféricos de BHE, inflamação e cognição de mulheres idosas. (3)

Quarenta e oito mulheres participaram do estudo e foram divididas em grupos, elas foram avaliadas antes e após 14 semanas de intervenção. O exercício e a taurina diminuíram a inflamação e mantiveram a integridade da BHE nestas mulheres.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Um estudo feito em 2011 avaliou os efeitos da suplementação de taurina na capacidade de exercício de pacientes com insuficiência cardíaca. (4)

Um total de 15 pacientes receberam suplementação de taurina 500 mg três vezes ao dia, enquanto os 14 pacientes restantes receberam placebo por 2 semanas. Todos os pacientes realizaram teste de tolerância ao exercício antes e após a suplementação de taurina e placebo.

O tempo de exercício, METS e a distância do exercício aumentaram significativamente em pacientes que receberam suplemento de taurina por 2 semanas.

Em um estudo duplo-cego e randomizado, 16 pacientes com insuficiência cardíaca foram divididos em dois grupos: taurina (TG) e placebo (PG). TG recebeu suplementação de 500 mg de taurina três vezes ao dia durante duas semanas. (5)

A taurina melhorou significativamente a função física e reduziu significativamente os parâmetros da função cardiovascular após o exercício. 

Os resultados também sugerem que a suplementação de taurina a curto prazo é uma estratégia eficaz para melhorar alguns parâmetros hemodinâmicos selecionados em pacientes com insuficiência cardíaca.

FUNÇÃO COGNITIVA

Recentemente vem sido feitas pesquisas para saber os efeitos da taurina combinada com  a cafeína, uma delas (6) investigou os efeitos da suplementação simples e combinada de cafeína (CAF) e taurina (TAU) no teste de Wingate em boxeadores de elite e para avaliar equilíbrio, agilidade e desempenho cognitivo após a fadiga 

Vinte boxeadores de elite do sexo masculino foram divididos em quatro grupos neste estudo cruzado randomizado duplo-cego: 

1- CAF (6 mg de cafeína)

2- TAU (dose única de 3 g de taurina)

3- CAF+TAU (co-ingestão de dose única de 3 g de taurina e 6 mg de cafeína)

4- PLA (300 mg de maltodextrina).

Como resultado, boxeadores de elite tiveram melhor desempenho em termos de agilidade, equilíbrio e função cognitiva quando consumiram uma combinação de 6 mg/kg de CAF e 3 g de TAU.

(7) O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética de geléia contendo taurina na função cognitiva e na capacidade de memória de idosos. A geleia utilizada no estudo continha 3 g de taurina e foi reprocessada no estado mole como pudim considerando a ingestão segura e preferência, foi fornecida por 4 semanas.

Os resultados foram comparados antes e após 4 semanas de suplementação dietética de geléia contendo taurina. Os sujeitos foram 26 idosos coreanos (8 homens, 18 mulheres) com declínio cognitivo subjetivo com idade média de 72 anos.

A pontuação média total do MMSE-DS em todos os indivíduos aumentou de 25,9 pontos antes da suplementação dietética de geléia contendo taurina para 26,4 pontos 4 semanas após a suplementação

Os resultados mostraram que a suplementação dietética de geléia contendo taurina teve efeitos positivos na capacidade de memória de idosos com declínio cognitivo subjetivo.

NECESSIDADE DE TAURINA NO ORGANISMO:

Uma vez que o organismo é capaz de produzir taurina por si só, não existe uma recomendação de ingestão diária desse aminoácido.

Contudo, é fundamental manter uma dieta diversificada e saudável, que inclua alimentos como carne bovina, frango, laticínios, peixes e frutos do mar, pois eles são fontes naturais de taurina e podem contribuir para seu suprimento no corpo.

QUANDO SUPLEMENTAR?

Devido aos seus efeitos benéficos no organismo, a taurina é frequentemente adicionada às famosas bebidas energéticas e até em suplementos alimentares. 

A suplementação de taurina pode ser recomendada em dietas restritivas ou veganas, deficiências médicas específicas, para atletas ou apoio cardiovascular.


A dose recomendada do suplemento de taurina varia de acordo com o objetivo de cada pessoa, sendo geralmente indicada entre 0,5 a 3g por dia, que pode ser ingerido pela manhã ou à tarde. No entanto, é recomendado uma consulta com médico ou nutricionista para avaliar as suas necessidades e evitar excessos. 

RECOMENDAÇÕES DE SUPLEMENTOS COM TAURINA:

ENERGY UP:

O Energy UP da Biogens é um suplemento único feito para complementar o seu dia-a-dia. Não é apenas um produto – é um aliado em sua rotina, ajudando você a abraçar cada dia com a energia que precisa. 

Feito com uma combinação especial de ingredientes, o Energy UP inclui Aspartato, Arginina, Taurina e Boro, cada um meticulosamente escolhido por sua qualidade

Perfeito para homens e mulheres, o Energy UP é uma forma de adicionar um pouco mais de vigor à sua rotina diária. (Confira Aqui)

MENTAL FOCUS:

Mental Focus Biogens é um suplemento formulado especialmente com substâncias que, apesar de potencializar o desempenho cognitivo, não são tóxicas ou viciantes.

Ele pode ser considerado um nootrópico, já que possui em sua composição  nutrientes essenciais e biodisponíveis além de um composto ativo estimulante que colabora para um estado de alerta e atenção. Sua fórmula carrega doses eficientes de fosfatidilserina, cafeína, zinco quelato, colina, taurina, tirosina, ácido fólico, vitaminas C, E e do complexo B. (Confira Aqui)

BLUE MAG:

Blue Mag Biogens é um suplemento inigualável para sua rotina noturna pré-sono. Prática, rápida, deliciosa e excêntrica. Se trata de uma bebida solúvel, com um gostinho de limão, que contém grande riqueza nutricional e uma cor exuberante: um vibrante tom de azul! (Confira Aqui)

Você gostou desse conteúdo?

COMPARTILHE: